Hipotransfer
Princípio Hipotransfer
Com o desenvolvimento da Hipoterapia e dado os magníficos resultados que se têm vindo a verificar ao longo do tempo aumentou exponencialmente a indicação médica da Hipoterapia no tratamento de diversos tipos de comprometimentos motores, emocionais e sociais.
Assim sendo, aumentou proporcionalmente o número de práticas diárias por equipa de terapeutas com o necessário aumento de incidência de esforço exigido pela atividade Hipoterapêutica.
Conceito Hipotransfer
HIPOTRANSFER é um equipamento que permite à equipa hipoterapêutica movimentar o utilizador com qualquer nível de comprometimento motor, sem esforço, aumentando assim a qualidade do serviço prestado por aumento de disponibilidade física de cada secção terapêutica.
HIPOTRANSFER associa num só equipamento uma plataforma elevatória (até 1,2m) com um elevador de transferência que permite que a partir da cadeira transportadora após a subida da plataforma com a colocação de um arnês a partir da posição de sentado se eleve o utilizador e por translação do carril, seja levado à vertical do cavalo e se instale na sela por descida do elevador. O regresso à cadeira transportadora é garantido com a ação inversa e o regresso ao nível do solo por descida da plataforma.
HIPOTRANSFER com a sua capacidade de elevação na plataforma de 350 kg e no elevador de carril de 150 Kg, abre a possibilidade de utilização a eventuais utilizadores que pela sua compleição física não se integravam nos processos habitualmente usados.
O HIPOTRANSFER quando integrado no projeto de execução do picadeiro onde funcionam as aulas de Hipoterapia evita a rampa de acesso para os utentes em cadeira de rodas pela dupla função que terá tanto em acesso ao cavalo na função completa como de elevador na função simples.
